domingo, 16 de janeiro de 2011

O QUE É EXCOMUNHÃO?

“Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”!

"A lei de Deus é maior do que qualquer lei humana quando uma lei humana. - Isto é, uma lei promulgada pelos legisladores humanos. - É contra a lei de Deus, essa lei não tem valor Os adultos que aprovados, que realizou este aborto incorreram em excomunhão."

Em 2009 houve o caso da menina pernambucana de 9 anos que foi vítima de estupro pelo padrasto e acabou grávida de gêmeos que foram, abortados. Aconteceu que a Igreja, através do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, falou à imprensa sobre a excomunhão dos envolvidos no aborto, com exceção da menina de 9 anos, obviamente.

“A Imprensa tem divulgado que o Sr. Arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho excomungou as pessoas que praticaram o aborto na menina de 9 anos de idade estuprada pelo padrasto”.

Na verdade, o Sr. Arcebispo não aplicou a pena de excomunhão aos que praticaram o aborto, ele apenas avisou que essas pessoas estavam excomungadas pelo “Código de Direito Canônico”, que prevê a excomunhão “latae sententiciae” (cânon 1398), ou seja, automática, para quem pratica o aborto ou colabora com a sua execução”.

Seria importante explicar que nesse caso o Bispo não precisaria nem mencionar nada sobre a excomunhão porque os envolvidos estão automaticamente excomungados. Seria um absurdo exigir da imprensa que explicasse a diferença entre excomunhão latae sententiae e excomunhão ferendae sententiae.

Vamos dar uma explicação bem rápida dessa diferença:

Ferendae sententiae - dada por um juiz após o julgamento do caso.
Latae sententiae – em palavras rápidas é a excomunhão automática.

O aborto incorre em excomunhão latae sententiae conforme se verifica no cânon 1398 do Código de Direito Canônico:
Quem provoca aborto ou dele participa indireta, ou indiretamente seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae.
Acho que mais claro do que esse cânon é meio impossível.

A Igreja só quer deixar clara a sua posição sobre o assunto. Ela não aceita aborto de nenhuma forma, considera as células tronco embrionárias congeladas seres humanos, e mata-los para fazer experiências é um aborto. Considera também a pílula do dia seguinte abortiva.

"É imoral produzir embriões humanos destinados a serem ex¬plorados como material biológico disponível."(CIC § 2274.)

A Igreja não é partidária e é vetado a qualquer Bispo, Diácono ou Padre pedir votos para este ou aquele partido, nem mesmo pode mencionar nas homilias nomes de partidos ou candidatos. Deveria sim falar sobre a Doutrina Católica, orientar como escolher o melhor candidato dando-lhes meios para discernir, e não julgar os candidatos antes mesmo desses praticarem alguma coisa contrária a Fé e a Moral Cristã.

Aconselho a cada cristão que se diz CATÓLICO a pesquisar as listas de votações do Congresso Nacional, do Senado nos assuntos sobre PROTEGER A VIDA. E se o político estiver comprometido com leis contra a vida ou envolvido em alguma dessas listras, está AUTOMATICAMENTE EXCOMUNGADO. Procure outro. Este não merece seu voto. Quem faz um Brasil decente com respeito a vida, a ética e a moral somos nós.

Nenhuma autoridade pode decretar a prisão de um assassino sem ter havido o assassinato. Como prender alguém só porque disse: “Eu vou matar você!” É preciso haver algum ato de tentativa pelo ao menos. Não há acusações. Não houve ação. Por exemplo:
Uma pessoa pode até dizer: “Eu sou a favor do aborto!” Mas na prática não colaborou de nenhuma forma para a prática do aborto de forma nenhuma. Não pesa nenhuma condenação sobre ela. Até o momento está com as mãos limpas do sangue derramado de inocentes.
Outra pessoa pode dizer: “Eu sou católico, sou contra o aborto!” Mas na prática aceitou pessoas íntimas da família praticar aborto. Assinou Norma Técnica para que milhões de aborto sejam executados pelo SUS. É a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. É a favor de adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Não há como negar os documentos, as sanções, as leis assinadas e executadas, mesmo depois de muitos e muitos anos ficaram para sempre no meio da humanidade.

Vejamos uma pessoa não tem crime algum, ou seja ação nenhuma contra vida. A segunda pessoa, e fato consumado está feito. Me responda quem está na lista de Excomunhão? A primeira pessoa ou a segunda?
Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. (Mt 7,1-2)
Deus é amor e diante Dele sempre estará o PERDÃO e o ARREPENDIMENTO. Se uma pessoa diz antes ser a favor do aborto e retrocede, dizendo que promete não mudar as leis existentes, é sinal que Deus e seu povo tem uma grande influência sobre as pessoas de “BOA VONTADE” que tem humildade para voltar atrás e rever sua posição. Se esta pessoa falou de coração: Só Deus pode julga-la. A pessoa que nunca fez, nem facilitou um aborto é bem mais fácil de voltar atrás, não tem conseqüências drásticas. É simples: “Eu reconheço que errei e vou concertar o meu erro”. Já no caso de a pessoa assinou, sancionou, facilitou etc. mesmo que volte atrás, continuarão a sacrificar crianças, embriões etc. por causa de sua assinatura, mesmo depois de sua morte continuarão com a CARNIFICINA que o mesmo não poderá reparar jamais. Sempre digo: A Erros que basta pedir perdão, na mesma hora estará resolvido. Há outros que mesmo pedindo perdão, suas conseqüências são eternas, irreparáveis(Cido).

“Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados.(Tg 5,19-20)

Resumindo: deputados, senadores, governadores, presidente, ministro da saúde que apóia estas praticas ou sancionou alguma lei sobre isso autorizando independentemente de partido, e por isso morrem milhões de crianças, automaticamente estão excomungados.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - A.4.1 Colaboração com o aborto - § 2272
A cooperação formal para um aborto constitui uma falta grave. A Igreja sanciona com uma pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. "Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae" "pelo próprio fato de cometer o delito" e nas condições previstas pelo Direito.

O inalienável direito à vida de todo indivíduo humano inocente é um elemento constitutivo da sociedade civil e de sua legislação: "Os direitos inalienáveis da pessoa devem ser reconhecidos e respeitados pela sociedade civil e pela autoridade política. Os direitos do homem não dependem nem dos indivíduos, nem dos pais, e também não representam uma concessão da sociedade e do Estado pertencem à natureza humana e são inerentes à pessoa em razão do ato criador do qual esta se origina. Entre estes direitos fundamentais é preciso citar o direito à vida e à integridade física de todo ser humano, desde a concepção até a morte."

A quem interessar aí vai algumas dicas para pesquisas e informações, listas e endereços de políticos que votaram CONTRA ou a FAVOR da vida, alguns se surpreenderam:

1. Votação Câmara dos Deputados: (PEC 25/95 - Dá nova redação ao "caput" do art. 5º da Constituição Federal) http://www.providafamilia.org.br/site/secoes_detalhes.php?sc=81&id=269 (Fonte: Folha de votação e Diário da Câmara dos Deputados, 24.04.96 )
2. Norma técnica para fazer abortos pelo SUS: Ministro José Serra em 1998 - http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf - http://www.youtube.com/watch?v=yst5IM8Q2os&feature=player_embedded
3. Quem criou emenda da células tronco embrionárias (Embriões congelados serem sacrificados para fazer experiências: http://www.tiaoviana.com/index.php?option=com_content&task=view&id=704&Itemid=2
4. Pílula do dia seguinte é abortiva: http://www.juntospelavida.org/pil-abort.html - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,pt-ataca-tucanos-com-pilula-do-dia-seguinte,620902,0.htm
5. Mulher de político que se diz contra o aborto, fez aborto. E agora ele é a favor ou contra? : http://odia.terra.com.br/portal/brasil/eleicoes2010/html/2010/10/ex_aluna_de_monica_serra_nao_recua_117811.html
6. Serra é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Dilma é contra. - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=868243 -http://www.jornaltvs.net/noticia.asp?idEdicao=203&id=30354&idSeccao=3179&Action=noticia

José Aparecido de Oliveira – Teólogo - www.ptnbarbalha.blogspot.com

Até na orla de tua veste vê-se o sangue dos pobres inocentes, que, entretanto, não havias surpreendido em falta. (Jeremias 2,34)

CNBB X ABORTO X ELEIÇÕES 2010

Igreja não tem posição partidária, diz CNBB - José Maria Mayrink, de O Estado de S. Paulo


O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, afirmou ontem em entrevista à Rádio Vaticano, em Roma, que a Igreja já está cumprindo a orientação dada pelo papa Bento XVI, quinta-feira, quando condenou o aborto e aconselhou o episcopado a lembrar aos eleitores o direito de usar o voto para a promoção do bem comum.

"A Igreja não tem posição partidária e o papa não está dizendo que se deve votar em um ou em outro candidato", observou d. Luiz Vieira, acrescentando que, "como os dois candidatos (Dilma Rousseff e José Serra) têm praticamente a mesma posição diante do aborto, é complicado fazer a escolha".

O secretário-geral da entidade, d. Dimas Lara Barbosa, declarou à Rádio Vaticano que não existe divisão no episcopado a respeito do que o papa falou, embora haja opções políticas divergentes entre os bispos. "Nos pontos fundamentais, como a defesa da vida e a liberdade religiosa, que são valores inegociáveis, estamos em profunda sintonia com o santo padre", disse.

O discurso de Bento XVI aos bispos do Regional Nordeste 5, que estão em Roma, não vai alterar a orientação dada aos fiéis na Arquidiocese de São Paulo. O cardeal-arcebispo, d. Odilo Scherer, comunicou que serão mantidas para as eleições presidenciais de amanhã as mesmas instruções dadas antes do primeiro turno. Os fiéis são aconselhados a votar de modo consciente e responsável, sem campanha explícita para partidos ou candidatos.

"Não se trata de fazer uma cruzada na véspera e no dia das eleições, porque não é disso que o papa está falando", observou o bispo de Limeira, d. Vilson Dias de Oliveira, porta-voz do Regional Sul 1 da CNBB. "Estamos seguindo a orientação do papa, porque já vínhamos trabalhando na conscientização dos eleitores, sem apontar nomes de partidos ou de candidatos", afirmou.

O bispo de Jales, d. Demétrio Valentini, advertiu que "se deve evitar a tentação de achar que o papa está interferindo na política brasileira". "O bom da democracia é cada um poder votar de acordo com a sua consciência."

Nas dioceses de Guarulhos e de Lorena, o orientação do 1.º turno para não votar em Dilma ou no PT permanece inalterada.

Tópicos: Igreja, Campanha, Eleições 2010, , Nacional, Política

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101030/not_imp632082,0.php