terça-feira, 30 de novembro de 2010

COLEÇÃO CONTEÚDOS DE ORIENTAÇÃO PARA VIDA I e II GRAUS

Orientação Cristã & Humana - 3º Ano - 5ª Lição da Apostila do 3º Ano EM - A ciência e a fé

“A ciência só pode afirmar o que é, mas não o que deveria ser, e está fora de seu campo os necessários juízos de valor de todo tipo.
A religião, pôr outro lado, aborda apenas valorizações de pensamentos
e ações humanas, não pode manifestar-se sobre dados e relações entre dados[...].
Ainda que os campos da religião e da ciência estejam em si mesmos
claramente diferenciados, existem entre ambos relações e dependências mútuas.
[...] A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega.” (EINSTEIN, Albert. Minhas idéias e opiniões.

01. Fé e ciência:

Durante muitos séculos, a ciência esteve subordinada à fé. A partir do século XVII, essa situação foi mudando pouco a pouco. Para os cristãos, pôr exemplo, a tradição determina que a ciência e a fé são ordens de conhecimento com métodos e finalidades diferentes.
A fé não pode invadir o terreno da ciência. O cientista, ainda que seja crente, não deve alterar os resultados de suas investigações para que fiquem de acordo com os princípios de sua fé. A ciência existe independentemente da fé: seus métodos não obedecem a nenhuma confissão religiosa.
A ciência não pode invadir o terreno da fé. Um cientista deixa de agir como tal se avança no campo da fé. Os métodos científicos não servem para conhecer a Deus, e nada podem afirmar sobre ele. Deus não pode ser objeto de medições e experimentos.

02. O que é um milagre?: (Veja 19 de dezembro de 2001.Pg 130-132)
Se perguntarmos a um cientista ele certamente dirá que é algum acontecimento cuja ocorrência não se explica pelos mecanismos de funcionamento das leis naturais. Exatamente pôr esse motivo, até há bem pouco tempo essas ocorrências eram tidas como algo fora do objeto da ciência. Deveriam, portanto, ser tratadas no campo da metafísica, pôr pessoas que se ocupam de fenômenos sobrenaturais, os místicos e religiosos. Contrariando a corrente, porém, nos últimos anos um número considerável de pesquisadores tem tentado aplicar o método científico para explicar eventos antes rotulados de sobrenaturais. A boa ciência continua sendo feita com base em provas factuais e na idéia de que um experimento só deve ser considerado científico se puder ser repetido, independentemente, pôr diversos laboratórios.

03. A religião e os cientistas: (Veja 19 de dezembro de 2001.Pg 130-132)
Cientistas renomados aceitaram trabalhar com religiosos do Vaticano para tentar provar a autenticidade do Santo Sudário, o manto de linho que teria sido usado para cobrir o corpo de Jesus depois da crucificação. O lendário aventureiro Robert Ballard, que se tornou famoso pôr encontrar os restos do transatlântico Titanic, revelou que usará seus submarinos para vasculhar o fundo do Mar Negro, onde espera achar provas materiais do dilúvio descrito no Velho Testamento. O cardiologista americano Herbert Benson, da reputada Universidade Harvard, estudou durante cinco anos pacientes que aprenderam técnicas de meditação para tentar controlar suas doenças coronárias crônicas. Ao cabo de cinco anos, Benson notou que os pacientes que meditavam disciplinadamente todos os dias tiveram taxas de recuperação superiores às do grupo de doentes que nunca levaram a sério a meditação. Sua conclusão é que a melhora do grupo de pacientes que meditaram pode ter sido apenas um indicador de que eles eram pessoas mais aptas a sobreviver. Ou seja, como eram disciplinados, tomavam seus remédios, cuidavam da dieta e se exercitavam com mais freqüência que os pacientes do outro grupo.
“Uma atividade que consiga manter a mente sob certo controle a ponto de alterar a ação hormonal pode potencialmente ter impacto positivo sobre o sistema imunológico”. (David Felten, do Centro de Neuroimunologia da Universidade de Medicina Loma Linda).
Os grandes cientistas da história tiveram problemas com as hierarquias religiosas e com seus dogmas, mas poucos renunciaram totalmente à idéia de Deus. Darwin segurou pôr duas décadas a publicação de sua teoria da evolução, que contrariava a Bíblia. Einstein gostaria de saber se Deus “teve escolha” quando decidiu fazer o universo da maneira que ele é. O inglês Hawking considerou a “hipótese teológica”.

Responda e depois medite:

01. Leia o texto:
‘’E certo que o sentimento de mistério não deixou de desempenhar papel importante em determinadas religiões, sobretudo no cristianismo. É preciso acrescentar ainda que a importância desse papel variou simultaneamente nos diferentes momentos da história cristã. Para os homens do século XVIII, por exemplo, o dogma não apresentaria nada de perturbador para a razão; a fé conciliava facilmente com a ciência e a filosofia, e pensadores que, como Pascal, sentiam intensamente o que há de obscuro nas coisas, estavam de tal forma em desarmonia com a sua época que não foram compreendidos pelos seus contemporâneos.”
(DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa,p.285-286.SP,Paulinas,1989.)
a) Todos os aspectos da vida humana podem ser explicados?
____________________________________________________________________________________
b) O que não pode ser explicado?
____________________________________________________________________________________

c) Defina o que é mistério?
____________________________________________________________________________________
d) Comparando o homem antigo com o homem atual quem mais vive o mistério?
____________________________________________________________________________________

02. Em relação aos textos responda:
a) É possível a conciliação entre Fé e a Ciência? Comente.
____________________________________________________________________________________
b) Justifique a Frase:

“A ciência sem a religião é coxa, a religião sem a ciência é cega”?
____________________________________________________________________________________

03. Comente a teoria da criação do mundo que você crer ser a verdadeira e justifique pôr que.

____________________________________________________________________________________

PARA ADQUIRIR MATERIAL E APOSTILA DIDÁTICA PARA O ANO LETIVO DE 2011:
ENTRE EM CONTRA: cidoasb@hotmail.com

Nenhum comentário: